Translate

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

1951 - Inauguração do Estádio Rubro Negro

A inauguração do Estádio Rubro-Negro em Varginha em 10 de Junho de 1951, foi muito benéfica para o Flamengo, que estava a mais de um ano sem um lugar para jogar e treinar. Antes, era usado o Estádio Sete de Setembro, mas devido a um desentendimento entre o proprietário do estádio, sr. Nestor Foresti e o jogador Camilinho, foi proibida a entrada do jogador flamenguista no campo do Sete. Então, em solidariedade ao companheiro, a equipe do Flamengo decidiu não mais utilizar aquele estádio. A construção foi realizada com muito esforço por parte de todos que amavam o time. A realização de rifas, as colaborações dos torcedores e contribuições dos sócios do clube demonstraram o empenho de todos que, de uma forma ou de outra, vestiam a camisa rubro-negra. Em pouco mais de um ano, estava concluído o estádio com capacidade para 8.000 torcedores. A cabine para rádios do estádio foi construída por Francisco e Nicola Lentini, que ouviu o apelo da diretoria e fez a construção, inclusive de toda a parte elétrica.
A torcida compareceu "em peso" para assistir ao jogo de inauguração. Foi convidada a equipe do Clube Atlético Mineiro de Belo Horizonte. O placar de 6x1 para o "Galo" não chegou a ser uma decepção muito grande para os torcedores, pois o Atlético era um time profissional e já consagrado e tinha no gol o grande Kafunga, o nosso Flamengo estava apenas dando os primeiros passos rumo ao profissionalismo. No primeiro tempo, Zozó (goleiro do Flamengo) levou 6 gols, o técnico Edir Massote resolveu colocar Nicola no segundo tempo. Resultado: Nicola fechou o gol, não levou nenhum e o Flamengo marcou seu “gol de honra”.
Para este jogo, o presidente do Flamengo, Manuel Sales e o técnico Edir Massote, dicidiram contratar alguns reforços: Celso, Herbert e Fued vieram de Belo Horizonte como enxerto para o Flamengo. Posteriormente. Herbert acabou sendo contratado pelo time. Celso e Fued voltaram muitas vezes para compor a equipe.

Ficha Técnica do Jogo Amistoso: 10 de Junho de 1951
Flamengo 1 x 6 Atlético MG
Local: Estádio Rubro Negro (Varginha)
Renda: Cr$ 30.256,00
Árbritro: Walter Hadad (MG)
Flamengo: Zezé (Nicola); Tim e Célio; Sabino, Xavier e Traíra; Celso. Elbert, Geraldinho, Fued e Dóca (Cândido).
Atlético: Sinval (Joãozinho); Juca e Osvaldo (Maneco); Afonso (Moreno), Monte (Carango) e Haroldo;
Lucas, Mauro Patrus, Ubaldo, Alvinho (Cabeleira) e Vavá (Amorim)
Gols: Dóca; Lucas (2), Mauro Patrus (2), Alvinho e Ubaldo.
Agradecimento ao Eduardo do site: O Canto do Galo.

6 comentários:

  1. caro Dilson , voce teria a data exata deste jogo de inauguração do RSTADIO DO RUBRO NEGRO???


    edu,..

    eduardochc@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. POIS SEGUNDO OUTRAS FONTES Galodigital e O Canto do Galo o jogo sim existiu o resultado tambem, mas em outra data - 10 de Jun. de 1951, E A escalação do galo nao ta batendo.

    Mas eh autentico o seu trabalho!!pARABNESNAO ME CANSO DE ELOGIA LO!

    AGUARDO A ENCICLOPEDIA DO SUL GRANDE DE MG.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, o que seria de nós se não houvesse este intercâmbio. Precisamos "garimpar" informações e montar o grande quebra cabeça. As informações antes publicadas não eram precisas, mas graças aos sites Galodigital e o Canto do Galo, foi desfeita esta dúvida a respeito da data de inauguração do Estádio Ruvbro Negro. Agora está tudo certo amigo.

    ResponderExcluir
  4. quero saber se em 1951 tinha um jogador de nome narciso no atlético aguardo resposta email waldirferreira51@yahoo.com grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdir, obrigado pelo prestígio. Quanto ao elenco do Atlético Mineiro em 1951, as melhores fontes de informação são os sites: Galodigital e Canto do Galo. Lá sim tem TODAS as informações do Galo Mineiro. Grato.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...