Translate

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Aloísio Castro Romano: Duza


Duza nasceu em Areado, mas veio para Varginha aos 6 anos de idade morar com as tias Lourdes e Ceci Castro. Pessoas que ele ama e até hoje ainda recebe o carinho e amor que todo ser humano necessita na vida. Foi nos campos de futebol do Ginásio Marista que Duza começou a jogar futebol. Escolheu a posição de goleiro, pois queria jogar de qualquer jeito e essa era a vaga do momento. Jogou no Estudantes F. C. até 1954, quando passou a integrar a equipe do Botafogo F.C.. Neste mesmo ano o Botafogo havia formado o melhor time de sua história, o famoso “Esquadrão”, campeão varginhense de 1954. No Botafogo, o “garoto” Duza jogou com craques como Beto Sales, Tampinha, Hércules, Véia e Retes. Entre os anos de 1950 e 1960. Duza recebeu várias propostas para se transferir para o futebol carioca, mas preferiu ficar ao lado de sua família. Em 1955, Edir Massote, técnico do Flamengo de Varginha, convidou Duza para jogar pelo time. Foi campeão pelo Flamengo em 1955, 1956 e 1957.
Em 1957 jogou pelo Taubaté e foi elogiado pelo técnico Aymoré Moreira. Em 1958 esteve treinando no Vasco da Gama ao lado de Paulinho, Belini, Orlando, Coronel, Écio, Rubens, Vavá e Pinga. Treinou também no Bangú mas, sua família não queria que ele se afastasse e por respeito e amor à suas tias, Duza resolveu voltar para Varginha e reforçar novamente a equipe do Flamengo local, sendo titular até 1972 e disputado dois campeonatos mineiros de profissionais (1970 e 1971).
Em 1963, Duza jogou no Guarani de Divinópolis. Esta foi, segundo ele, a mais importante de sua carreira como profissional. Em 1973, depois que o Flamengo local paralizou suas atividades, Duza se transferiu para a União Atlética Areadense e foi campeão Sul Mineiro. Em Areado exercia as funções de treinador e jogador. Em 1974 jogou pelo Solúvel, uma empresa de café solúvel da cidade que montou uma equipe competitiva e reuniu grandes craques. Em 1976 foi campeão Sul Mineiro novamente, jogando pelo Juventus de Elói Mendes. Em 1979 substitui Zezé como técnico do Flamengo e ficou até a chegada de Eugênio Bérgano. Duza passou a auxiliar técnico da equipe rubro-negra.
Hoje, aprecia todas as modalidades esportivas e é um dos torcedores fanáticos do futebol de Varginha e aponta Buzuca, Lamin, Zezé, Adilson (Irmão de Vanderlei, ex-AtléticoMG), Zé Mauro, Pedrilho, Totó e Sudaco, como os melhores profissionais que jogou por aqui. Entre os amadores, Duza cita os melhores na sua opinião: Linquinho, Tim (Clodegano de Oliveira) Nicola, Lourenço Fávaro, Nêgo Horácio e Paulo Matos.

Varginha, 2 de julho de 2013
Faleceu no final da tarde dessa terça-feira, aos 77 anos de idade, Aloísio Castro Romano, mais conhecido como Duza. Ele nasceu em Areado, mas veio para Varginha aos 6 anos de idade, onde morou toda a vida. Duza iniciou a carreira no futebol como goleiro, mas teve o reconhecimento maior como zagueiro e lateral-esquerdo no Flamengo de Varginha. Dizem que foi o segundo melhor zagueiro da cidade -perdendo apenas para o grande (literalmente) Buzuca. Foi sepultado às 11h de hoje (2/7).

2 comentários:

  1. O MAIOR JOGADOR QUE VÍ JOGAR ENTRE TODOS DAQUÍ DE VARGINHA, CLARO QUE SEI QUE O DUZA É AREADO, MAS JÁ SE TORNOU VARGINHENSE, OK?

    ResponderExcluir
  2. JOGUEI COM O DUZA EM AREADO FOI UM MESTRE INCOMPARAVEL- HOMERO (GRAVATA)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...