Translate

sábado, 18 de setembro de 2010

Fluminense 1940: Campeão Municipal de Varginha

FLUMINENSE - CAMPEÃO DE 1940. Da esquerda para a direita: Luiz (Alfenas), Bituca, Zé Maria, Pedro Magro, Tião Cabeludo, Camilinho, Geraldo Melo, Carlito, Nelson Scadaferri, Manoelão, Jair Santana e Tampinha.
Foi buscando prestígio e inovando nos métodos aplicados pelos dirigentes dos clubes varginhenses da época, que a diretoria do Fluminense, Walabonso Nogueira, Targino Nogueira, João Urbano e Evaristo Carvalho, procuraram montar um time para brigar pelo título de 1940. A grande atração e favorito disparado era a equipe do Navarra Esporte Clube, que patrocinado pela grande empresa local, Navarra & Irmãos, por decisão de Francisco Navarra que desejava montar um time imbatível. Contratou jogadores profissionais, de gabarito e surpreendeu a todos os habitantes formando assim, a primeira equipe profissional da história do futebol em Varginha. Este time do Navarra contava com jogadores importantes, como Jaime de Almeida, Quirino, Bibi e Luiz Borracha, que brilharam depois, no Flamengo do Rio e também convocados para a Seleção Brasileira.
O Navarra passou a vencer com facilidade, todos os seus jogos. Os adversários cairam no desânimo, pois era praticamente impossível vencer aquele esquadrão. Mas veio a surpresa: Quando enfrentou o Flamengo, o Navarra foi derrotado pela primeira vez e, Francisco Navarra, presidente do Clube, revoltado com a derrota, dispensou toda a equipe na segunda-feira.
Disputaram o campeonato de 1940, além de Fluminense e Navarra: Avea, Sulamérica, Brasil e o Flamengo.
Antes da decisão, ou seja, com 48 horas de antecedência, o clima estava tenso. Quem seria o campeão de 1940, AVEA ou Fluminense?
Odilon (dirigente do AVEA) foi até Campinas(SP) e trouxe vários jogadores, entre eles Alegrete para formar a zaga com o grande Hélio Lúcio. Enquanto isso, os dirigentes do Fluminense não deixaram por menos. Foram até Belo Horizonte e trouxeram Pituca e Zé Maria, reforços para a final.
Foi um jogão, e a festa completou-se com o Fluminense campeão. Passeatas pelas ruas da cidade e um belíssimo foguetório completaram a comemoração do título de Campeão Municipal de 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...