Translate

sábado, 25 de setembro de 2010

Lincoln César de Oliveira: Linquinho

Este era o time da CBC em 1962. O 4º agachado é Linquinho (Lincoln César de Oliveira). Esta foto - segundo relato de Jairo - foi a última pose deste importante personagem da história do futebol em Varginha. Foi na segunda-feira, dia 19 de novembro de 1962 que se teve notícias do desastre violento com 6 jogadores do Flamengo. O time foi jogar em Oliveira contra o Social F. C. e na volta, José Camilo Tavares, prejudicado pela neblina, projetou seu carro, um DKV num despinhadeiro. No acidente todos foram jogados para fora, menos Carlos Honório, que permaneceu no carro. Morreram Lincoln César de Oliveira (Linquinho) e José Camilo Tavares. Com ferimentos leves, Evanildo Carvalho (Taxinha), João Fagundes (João Gaúcho), Carlos Honório Ottoni e Henrique de Lorenzo, foram atendidos no hospital de Oliveira.
Linquinho e Camilo eram importantes jogadores da equipe do Flamengo até o início dos anos 60. Linquinho também jogou pelo Grêmio Esportivo CBC e em sua homenagem, o estádio de futebol da Companhia Brasileira de Caldeiras, passou a chamar-se Estádio Lincoln César de Oliveira.

Aqui a notícia divulgada na época:
“VIOLENTO DESASTRE ENLUTA FAMÍLIA VARGINHENSE - Segunda-feira dia 19 de novembro de 1962, na variante de Oliveira à Rodovia Fernão Dias com o auto DKV, de propriedade de José Camilo Tavares que o dirigia e em companhia do qual viajavam 5 colegas, todos atletas do Flamengo de Varginha que retornavam de um jogo contra o Social F.C. de Oliveira-SP. José Camilo Tavares, prejudicado pela neblina, projetou seu carro num despinhadeiro, abrindo suas portas e projetando seus ocupantes para fora, menos Carlos Honório que permaneceu dentro do veículo. Morreram o condutor José Camilo Tavares e seu colega Lincoln César de Oliveira. José Camilo era filho do vereador Gustavo Tavares da Silva e Linquinho, filho do vereador Júlio César de Oliveira."


Em homenagem a Lincoln César de Oliveira foi disputada entre Flamengo e Botafogo uma “melhor de três”. Esta foto é a do primeiro jogo: Flamengo 2 x 0 Botafogo, com dois gols de Carlos Honório. No segundo jogo, um empate em 2x2, com dois gols de Carlos Honório. No terceiro, deu Flamengo 2x1, com dois gols de Carlos Honório. Não se assuste, era assim mesmo. Ele, Carlos Honório Benedito Ottoni era mesmo um goleador. Prometia e fazia. Veio para Varginha em 1960 para trabalhar no Instituto Brasileiro do Café, mas antes, jogou no América-MG, Democrata -SL e Ferroviária de Araraquara. Jogou no Botafogo de Varginha e de Baependi, Flamengo e CBC até o final dos anos 60.
Em 1961 o Flamengo realizou um amistoso contra o Atlético-MG e empatou em 1x1. O gol do Flamengo foi marcado aos 10 do 1º tempo por Linquinho e o Atlético-MG empatou aos 43 do 1º tempo com Nilson.

AMISTOSO CONTRA ATLÉTICO MINEIRO EM 1961

Data: 7 de setembro de 1961
Flamengo(MG) 1x1 Atlético(MG)
Local: Estádio Rubro-Negro, Varginha
Árbitro: Amênio Lustosa (MG)
Flamengo: Milton; Magno e Marcelo; Evanildo, Vicente e Paulinho; Zezé I, Carlos Honório, Zezé II, Linquinho e Duza.
Atlético: Fábio; Marcelino e Bueno; Klébis, Pedrinho (Eduardo) e Dawson; Maurício (Paulo Arantes) Luis Santos, Nilson (Machadinho), Fuzil (neivaldo e Adilson. Téc.: kafunga.
Gols: Linquinho (Fla) e Nilson (Atlético)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...