Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VEC: Tudo começou em 1915

1915 foi o ano onde a pesquisa da revista "Stadium Varginhense" encontrou informações precisas e históricas a respeito do início do futebol na cidade de Varginha. Segundo o jornal O MOMENTO, tendo como redator-chefe o sr. João Liberal, informava: “A população sente a falta de um centro esportivo e de uma equipe de futebol em nossa cidade. Os esforços foram muitos, porém quando surgia a idéia, muitos eram contrários. Faltava união que acabava com os ânimos dos mais entusiastas desportistas”. E foi neste ano que, uma equipe de rapazes progressistas, movidos pela mesma idéia, fundaram o primeiro clube de futebol em Varginha. Estes rapazes, em número de trinta e dois, levaram a efeito no Íris Cinema uma reunião para a fundação do Varginha Sport Club. A sua organização foi preliminar, sendo eleito presidente definitivo e por unanimidade de votos, o Capitão Gabriel Penha de Paiva (Bié Paiva)
No mesmo dia da reunião, uma comissão convidou o sr. Bié Paiva para o cargo que lhe tinham confiado. Este senhor, conhecido pela sua gentileza e boa vontade de servir, aceitou a presidência e ainda, cedeu um magnífico terreno para que fosse construído o campo do Varginha Sport Club, o primeiro que se tem notícia na cidade. O serviço de terraplenagem do terreno foi feito pela Prefeitura Municipal com a aprovação imediata da Câmara.
O Varginha Sport Club foi fundado nesta cidade em 3 de Outubro de 1915. Essa inciativa proporcionou à mocidade uma opção em prática esportiva e confraternização entre as cidades circunvizinhas. A primeira Diretoria do Varginha Spor Club era composta pelos seguintes elementos: Presidente honorário Cel. Gabriel Penha de Paiva; presidente efetivo Dr. João dos Reis Meirelles; vice-presidente Alberto Moraes; 1º secretário João Liberal; 2º secretário André Cortez; tesoureiro Jovino Rezende; procurador Antonio de Oliveira Filho; 1º e 2º Capitães J. Marques Jordão e José Augusto de Lima. Foi um dos fundadores e a quem coube a iniciativa - o nosso conterrâneo e engenheiro Dr. Francisco José da Silva.
Durante o período de Outubro de 1915 a Dezembro de 1916 houve jogos oficiais entre as nossas equipes e as de Três Corações, Alfenas e Caxambú. Em 24 de Dezembro de 1916, em assembléia geral foi eleita a 2ª Diretoria composta dos seguintes elementos: Presidente honorário e orador oficial Dr. Walfrido Silvino dos Mares Guia; presidente efetivo Major Antonio de Sousa Oliveira; vice-presidente Antéro Salles; 1º secretário Orpheu Alvarenga; 2º José Menezes de Abreu; tesoureiro José Rebello da Cunha. procurador José Francisco da Silva Junior; diretor esportivo Alberto Moraes; 1º e 2º capitães Olivério Rolim e Ladário de Carvalho. Conselho Fiscal: Affonso Castro, Antonio Rotuindo e José Navarra. Marca dessa época a franca e promissora prosperidade do Varginha Spor Club, devendo-se a sua excelente situação atual ao incansáveis e denodados esforços de sua Diretoria e principalmente ao Major Antonio de Souza Oliveira, que numa sábia e enérgica administração, reorganizou a Sociedade e reconquistou o entusiasmo entre os seus associados, remodelou o campo e tentou outros empreendimentos de grande monta.
Em 1º de Janeiro de 1918 foi eleita a 3ª Diretoria, conforme se segue: Major Antonio de S. Oliveira, reeleito por unanimidade de votos; vice-presidente José Fortunato de Almeida; tesoureiro Manoel de Sousa Oliveira; 1º e 2º secretários José F. da Silva Junior e Joaquim Getúlio Ferreira; diretor esportivo Alberto de Moraes (reeleito) e 1º e 2º capitães J. Marques Jordão e Fausto Prado.
Conselho Fiscal: Cap. José Justiniano de Paiva, Antonio Rotundo e Francisco Eugênio Ferraz.
O Varginha Sport Club já tinha realizado vários jogos na região e contava com dez vitórias - Fama (2 vezes); Alfenas, Três Pontas, Vargem (2 vezes) e Paraguaçu (2 vezes), além de outras vitórias contra o time do Colégio Marista.
Segundo relato do historiador Nico Vidal, era praxe a convocação da torcida através de bandinha de música e festas. Depois dos jogos era normal a realização de grandes bailes, uma atitude bastante necessária devido à enorme "confraternização" que estes jogos proporcionavam. Curioso era o apelido de "Times Caça-Bailes" que estas equipes levavam, estes jogos e posteriores bailes geraram muitos namoros e casamentos na época. A participação nestes eventos esportivos era muito disputada pelos times das cidades curcunvizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...