Na foto acima: Palestra de Belo Horizonte (atual Cruzeiro Esporte Clube) em 1938. O segundo da esquerda para a direita é Canário e o 5º é Chiquito, ambos jogadores de Varginha que foram contratados pelo Palestra de BH. Esta foto histórica foi tirada antes do jogo contra o América, quando o Palestra venceu por 3 x 1. O 3º jogador é o grande Fantoni.
Em 2 de janeiro de 1921, foi criada a Societá Sportiva Palestra Itália. O novo clube surgiu com as cores da bandeira italiana: verde, branca e vermelha. Em 1923, o Palestra construiu seu próprio estádio, com arquibancadas de madeira e capacidade para cinco mil torcedores. O profissionalismo chegou em 1933. O Palestra seguiu na luta para montar um time em condições de ser campeão com jogadores vindos da várzea e principalmente do interior de Minas Gerais. Nesta foto que ilustra esta página, vemos o Palestra em 1938, com dois jogadores de Varginha: Canário (o segundo) e Chiquito (o quinto), que foram reforçar o time do Palestra de Belo Horizonte.
Em janeiro de 1942, auge da Segunda Guerra Mundial, um decreto-lei do governo federal proibiu que as instituições usassem em seus nomes qualquer referência às nações do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O Palestra Itália virou Palestra Mineiro, depois Ipiranga, por apenas um jogo, e depois, em 7 de outubro de 1942 definitivo para Cruzeiro, em alusão à constelação mais importante do hemisfério sul.
Contra o Atlético pelo Campeonato de 1938 no estádio do América:
Geraldo, Souza, Chiquito, Juca, Caieira, Mantovani, Carlos Alberto, Geninho, Calixto, Zezé e Alcides.
Sou neto do canário.
ResponderExcluirSua esposa Maria leal é viva até hoje. Está com 98 anos.