Translate

domingo, 5 de dezembro de 2010

AVEA: Tetracampeão Municipal em 1939

A foto acima é da AVEA de 1939. Em pé: Manfredo (técnico), Sra Aloísio Paiva (Maísa), Haroldo Roquim, Franklim, Argemiro, Aloísio Paiva, Américo Rodrigues (Ameriquinho) - lá atrás aparece o Amadeu Canalonga) -, Antonio Pimentel, Antenor Roquim, Miro Bregalda, Dr. Rosemburg. Agachados: José Geraldi, Hélio Lúcio, Pedro Viana (Pedro Feio), Dadinho (Geraldo Bueno) e Elba Paiva (mascote). Ao fundo vemos o majestoso Stadium Varginhense, a coqueluche mineira da época.
A Associação Varginhense de Esportes Atléticos - Avea, foi o grande time de Varginha nas décadas de 20 e 30. Sua fundação coincidiu com a inauguração do STADIUM VARGINHENSE. Sua diretoria era a mesma que dirigia um dos melhores estádios de futebol do Estado de Minas Gerais. Sua supremacia foi confirmada com o tetracampeonato de 1936, 1937, 1938 e 1939. Época considerada de ouro para o esporte varginhense e principalmente brasileiro. No ano de 1938 o Brasil ficava com o terceiro lugar na Copa da França e a euforia em torno do esporte mais popular do país era enorme. Os grandes ídolos nacionais dos varginhenses eram Leônidas da Silva, Patesko, Brandão, Luisinho, Afonsinho e Tim, integrantes da seleção brasileira em 1938. Aqui em Varginha, a preferência pelos melhores resultavam na escalação da Seleção Varginhense (equipe que representava a Liga Varginhense de Futebol), entre eles Quirino, que foi integrar a equipe do Flamengo do Rio de Janeiro e o "Alf Esquerdo" Argemiro, que segundo informações dos que viveram a época, teria lugar garantido em qualquer grande clube do futebol brasileiro. O pai de Argemiro não concordou que ele fosse para a capital paulista a convite de um grande clube, pois não queria que ele deixasse seus familares, com isso sua carreira não pode “decolar” e ficou apenas na memória dos que o viram jogar. Argemiro morreu no dia 13 de fevereiro de 1991, antes de completar 83 anos. Em 1990, com muita lucidez e disposição, deu uma entrevista para este repórter e contou várias histórias comoventes da época.

ARGEMIRO: O CRAQUE DO ANO
Argemiro D. Pereira, nasceu em 7/10/1908 e jogava como half-direito. Integrou várias equipes de Varginha e Seleção Varginhense. Seria um grande nome do futebol brasileiro se tivesse aceitado convites de clubes da capital paulista. Argemiro morreu antes de completar 83 anos em 13/02/1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...