Translate

domingo, 19 de dezembro de 2010

O "Esquadrão" do Botafogo de Varginha


No início dos anos 60 o futebol na cidade tinha um grande “bicho-papão”: o Flamengo estava confirmado como o eterno campeão da cidade, mantendo-se anos e anos seguidos este título.
A Primeira Divisão era composta por quatro clubes: Flamengo, Bangú, Botafogo e C.B.C., que era formado por elementos exclusivamente da Companhia Brasileira de Caldeiras.
O Flamengo já possuía seu estádio, o Rubro Negro na Rua Paraná. O famoso Bangú da Rua Nova (hoje av. Major Venâncio) ocupava um campo de propriedade da “Cidade dos Meninos” na av. Major Venâncio. o C.B.C. treinava nas dependências da própria Companhia a que pertencia e, finalmente, o Botafogo, sem campo próprio, já estudava a construção de sua cancha no Parque Residencial Murad, no Bairro do Areão (hoje, Bairro de Fátima).
A Segunda Divisão Varginhense em 1961, tinha diversos clubes. Destacavam-se o Facit, Capi, América, Fluminense, Palmeiras, Ipiranga, Avea (este tentou retornar levando o nome do grande Avea do passado, mas não conseguiu sucesso ficando apenas na segundona varginhense). Na Segunda Divisão usavam o velho Estádio Sete de Setembro, o campo do Colégio Coração de Jesus e no campo do Matadouro.
A mentora do futebol de Varginha, a Liga Municipal Varginhense de Futebol, fora reestruturada recentemente e a dirigia os seguintes esportistas (1961):
Presidente, José Ribamar Soares; Vice-Presidente, Oscar Pinto; 1º Secretário, Alberto Salles; 2º Secretário, José Antônio de Matos; 1º Tesoureiro, Walton Borges; 2º Tesoureiro, Hércules Monticelli; Diretor de Esportes, Miguel Geraldi; Departamento Médico, Dr. Vivaldo Ferreira Garcia.
Nesta época teve grande repercussão a entrada do Dr. José Daphnis Mil-homens Costa, para o Departamento Técnico do Flamengo, que, daí por diante, passou a obter uma série ininterrupta de vitórias sobre os mais categorizados esquadrões que nos visitavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...