Translate

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Avea x Flamengo (RJ) em 1928

Em setembro de 1928 a AVEA promoveu uma grande festa para a sua torcida e amantes do futebol de toda nossa região. Tivemos o prazer de receber o grande Club de Regatas do Flamengo do Rio de Janeiro. A delegação chegou dia 6 às 21h40 de trem da Rede Sul Mineira e foi recebida pelos diretores do Stadium Varginhense e Diretoria da Avea, sócios e uma grande multidão que lotou a Estação Ferroviária de Varginha. Foi saudado pelo Sr. Antonio Lucio.
No dia 7, às 11 horas, a caravana visitou a cidade acompanhada por uma comissão da Avea. Às 16 horas, no Stadium, realizou-se o primeiro jogo. O estádio lotado presenciou uma estupenda vitória do time de Varginha por 3x1. À noite, a delegação compareceu a um baile que se realizou no Club de Varginha, a convite do seu presidente, Cel. Bragança, que foi pródigo de gentilezas para com a rapaziada.
No dia 8 foi realizado um churrasco no Stadium Varginhense e à noite uma sessão cinematográfica no Cine e Theatro Capitólio. No dia 9, às 11 horas, a delegação do C.R. Flamengo visitou a cidade de Elói Mendes, sendo ali carinhosamente recebida pelo Dr. Paula Pinto, Presidente do “Eloy Mendes Futebol Club” que em brilhante improviso saudou o glorioso rubro-negro.
Às 16 horas realizou a segunda partida contra um combinado sul-mineiro. Logo no início o Flamengo marca seu primeiro gol e aos 10 minutos, Fragoso marca o segundo. O time sul-mineiro reage e começa a fazer pressão até que Pinheiro marca o primeiro gol para os “Sul-Mineiros” cobrando uma penalidade máxima. O primeiro tempo termina em 2x1 para o Flamengo. Após o descanso regulamentar voltam as esquadras em campo. O jogo movimenta-se com ataques de ambos os lados e os sul-mineiros esforçam-se para desfazer a diferença. Vicentino escapa pela esquerda, dribla toda a defesa do Flamengo e perseguido por Vital passa a bola para Curió que, em linda entrada, empata a partida.
Animam-se os jogadores locais com este gol. Mais 5 minutos de jogo e Lulu escapa e marca o 3º gol dos sul-mineiros. Curió marcou o 4º gol depois de driblar os “backs” flamenguistas, mas o juiz anulou este gol. Final: Sul-Mineiros 3x2 C. R. Flamengo.
Às 20 horas realizou-se um banquete no Hotel do Comécio, tendo o Dr. Jacy de Figueiredo, orador da AVEA, levantado o brinde de honra ao Flamengo. Respondeu o Sr. Rodolpho Paixão agradecendo em nome dos visitantes. Após o banquete seguiu a embaixada para o Stadium, onde se realizou um baile, tendo se prolongado as danças até 3 horas da madrugada com muita animação e ordem.
Este é mais um episódio que engrandece a história do futebol de Varginha. Quando um time glorioso como o Club de Regatas do Flamengo resolve viajar horas e horas de trem para visitar e jogar numa cidade do interior de Minas Gerais, é porque algo de muito importante estava acontecendo por aqui. A fama que o Stadium Varginhense levava por todos os cantos do Brasil, fazia com que equipes importantes viessem jogar em nossa cidade. Mas eles não sabiam que encontrariam por aqui, um time aguerrido e de jogadores capazes de vencer qualquer grande clube do futebol brasileiro.

Nota: Para os historiadores é importante este informe. De acordo com a Folha de São Paulo, edição de 7 de setembro de 1928, o C.R. Flamengo venceu o Penarol do Uruguai, em uma partida amistosa por 2x1. (Veja recorte). Resta-nos pesquisar sobre este time do Flamengo do Rio que excursionou pela nossa região. Conforme publicação local da época, um dos principais jogadores do time carioca, Fragoso, esteve aqui e marcou um gol. Pode ser que o C.R. Flamengo realizava amistosos pelo interior do país com um time B, reforçado por alguns atletas titulares. Só assim se explica como um time do gabarito do C.R. Flamengo perde dois jogos contra times amadores do sul do Estado de Minas Gerais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...