Translate

sábado, 25 de setembro de 2010

A melhor equipe esportiva do rádio e da TV

A Copa do Mundo de 1938 na França, quando o Brasil ficou com a 3ª colocação (a melhor posição conseguida até esta data), contou com uma novidade para os 30 milhões de brasileiros da época. Gagliano Neto foi o único locutor que transmitiu a Copa para o Brasil. A população acompanhou, emocionada, a estréia da equipe nacional contra a Polônia, vencida pelo Brasil por 6 a 5 com 4 gols de Leônidas da Silva. Era empolgante poder sentir o desenrolar das partidas de futebol através do rádio.
Em 1958, Varginha possuía uma vibrante equipe esportiva. Os “Josés” comandavam as transmissões esportivas do rádio em Varginha: José Braga Jordão, José Galvão Conde, José Ribeiro Filho (Rato) e José de Souza Pinto, além de Adjalma Guimarães, que era representante da Mesbla e fazia o “Varginha em Fóco”, narrava também jogos do Campeonato Municipal e depois foi para o Rio de Janeiro trabalhar na Rádio Nacional.
A Sociedade Rádio Clube de Varginha - ZYB-2, sempre acompanhou os times da cidade e realizou transmissões esportivas sempre que necessário. José de Souza Pinto, além de fazer locução de jogos e exercer a função de repórter de campo, comandava o programa esportivo às 19 horas na Rádio Clube.
No final dos anos 50, Varginha possuía 6 órgãos de imprensa, sendo 3 periódicos (a “Tribuna Varginhense”, o “Correio do Sul” e “A Verdade”), 3 revistas porta vozes das classes médica, estudantil e dos viajantes, e uma estação de rádio, a Sociedade Rádio Clube de Varginha, prefixo ZYB-2 e ZYV-56, com ondas curtas e longas.
Foi através dos microfones da ZYB-2 que José Galvão Conde começou sua carreira no rádio. Com sua voz empolgante e envolvente, gravava as mensagens publicitárias e participava de programas de auditório na sede da emissora. No final dos anos 60, a ZYB-2 continuou dando apoio ao esporte da cidade. Otacílio Viana e Joel Sales empolgavam o torcedor com seus gritos de gols e cobertura dos jogos do Flamengo.
Na corrida pela subida à 1ª Divisão no início dos anos 70 e durante os anos 80, os grandes batalhadores foram João Batista (Tatu), Luis Alberto de Oliveira, Fabinho e Paulo Couto, que mesmo sem muito recursos técnicos, nunca deixaram de levar ao torcedor varginhense as informações referentes ao “mais querido de Varginha”. Em 1993, Luciano Silva reforçou a equipe da Rádio Clube e ficou até 1995. Em 1979 e 1980, Jaques Franco de Carvalho comandava os “Flashes Esportivos” pelos microfones da Vanguarda FM, que tinha também Aloísio Trombini e Luis Alberto de Oliveira. Em 1983 a Vanguarda FM chegou a transmitir jogos com Ideísio Dantas, Luis Alberto de Oliveira, Aloísio Trombini e Egídio Papandréa. Em 1984 voltou os “Flashes” com Aloísio Trombini que logo criou sua “Resenha Esportiva Dominical”.
Durante os anos 90, a cobertura esportiva pela TV tinha uma equipe de peso: Targino Valias, Sérgio Avelar e Geovani Goulart (Itatiaia-BH). A equipe da TV Princesa tinha um compromisso com o torcedor varginhense, nunca deixava de mostrar o que melhor acontecia nos jogos do Flamengo, com exibição de videotapes na íntegra. Ainda, Ronaldo Trombini, da EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão, também fazia cobertura de todas os jogos e mantinha um programa esportivo nesta emissora.
Nestes anos, os jornais de Varginha tiveram uma participação muito importante na cobertura do futebol da cidade. O primeiro foi “O Momento” de João Liberal, depois surgiram “O Arauto do Sul” de Leopoldo Melo, “O Sul Mineiro” de Armando Nogueira, o “Correio do Sul” com Francisco Rosenburg, Mariano Campos e hoje com Antonio Carlos Medes Campos, a volta do “O Sul Mineiro” com Edson David, Jonas Trombini e Paulo Ramos, “A Tribuna Varginhense” de Oscar Pinto, “A Gazeta de Varginha” com Vilmar da Silva Neves e o “Jornal do Sul de Minas” com Benedito Nicácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...