Translate

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Antonio Feliciano da Costa, o Sabará

Outro personagem importante da história do futebol de Varginha, foi também destaque no futebol mineiro. Antônio Feliciano da Costa, SABARÁ, nasceu em 26/12/1947 em Visconde do Rio Branco (MG). Iniciou sua carreira na categoria de base do América Mineiro. Jogou profissionalmente no Atlético Mineiro entre 1968 e 1970, foi campeão mineiro em 1970 e campeão da Taça Belo Horizonte no mesmo ano. Depois jogou no Valério Doce, Tupi, ABC de Natal, Rio Negro de Manaus e Villa Nova de Nova Lima. Em 1978 foi campeão da Segundona quando jogava pelo Democrata de Governador Valadares. Em 1979 jogou no Ateneu de Montes Claros e Atlético de Três Corações. Veio para Varginha no final de 1979 para jogar no Flamengo a convite de Clodegano de Oliveira (Tim) e encerrou sua fase de jogador por aquí.
Em 1980 iniciou carreira de treinador no MEC de Boa Esperança durante 4 anos. Em 1985 treinou o Araguari e depois o TAC de Três Pontas. Em 1986, veio novamente para Varginha para ser auxiliar de Ilzon Nery e Misael no Flamengo. Foi campeão em 1999 pelo Varginha F.C., da Copa TV Alterosa como massagista e auxiliar técnico. Na época da entrevista, Sabará trabalhava com uma Escolinha de Futebol da Prefeitura de Três Pontas e era massagista no Trespontano Olimpico Clube.
Foi com um imenso prazer que recebí a visita deste importante personagem da história do futebol mineiro e de nossa cidade, com muita simplicidade e alegria, Sabará me contou sua trajetória profissional e mostrou-se entusiasmado em poder participar deste resgate histórico do Stadium Varginhense. Sabará orgulha-se de ter sido o recordista mundial em expulsão de campo. Por ter dado um pontapé no Tião do Atlético Mineiro, quando jogava pelo América Mineiro, foi expulso a menos de 1 minuto de jogo. Mas, na outra semana, atuou brilhantemente e ganhou o prêmio da imprensa da capital, como o destaque da rodada.

14 comentários:

  1. ontem 30\03\2012 aos 64 anos faleceu o Grande Sabará em varginha foi enterrado. meu pesar a todos parentes e familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz em saber que você comentou sobre o grande "SABARÁ" ANTÔNIO FELICIANO DA COSTA,antes de tudo grande homem,brincalhão e divertido.SABARÁ tinha um sorriso largo,eu fui cunhada dele e o conhecí aos 10 anos (ainda criança)morei na casa dele aos 12 anos no bairro FLORESTA rua POUSO ALEGRE 1130,e futuramente depois que me casei eles foram morar em minha residência na rua CAPITÃO PROCÓPIO num 10 bairro SANTA TERESA BELO HORIZONTE!Tenho grandes recordações boas dele e inclusive um pequeno presente que ele trouxe de MANAUS para mim e guardo com muito amor,estou triste com a partida dele tão cedo mas creio em DEUS e desejo que onde ele estiver será um lugar muito lindo como ele merece!Conheço muita história da vida dele e digo que com todas dificuldades da vida ele foi um homem bom/humilde e carismático.Eu perdí contato com SABARÁ e desejei muito reencontra-lo mas foi tarde demais,se você puder me passar alguma informação agradeço com prazer,abraços WILMA DE CASSIA.

      Excluir
  2. SABARÁ COMO ERA CONHECIDO ANTONIO FELICIANO DA COSTA,DEIXOU UM VAZIO EM NOSSA VIDA,EU O CONHECÍ COM ESSE GRANDE SORRISO QUE ESTÁ NA FOTO EM 1970 QUANDO EU ERA CRIANÇA,HOJE COM TRISTEZA E PESAR RECEBÍ A NOTÍCIA DA PARTIDA DELE PARA UM OUTRO MUNDO,ACREDITO QUE MUITO MELHOR QUE "SABARÁ" CONHECEU,VÁ COM DEUS,SEJA RECEBIDO NOS BRAÇOS DE JESUS! VOCE VAI SER LEMBRADO POR MIM COMO UM VENCEDOR!

    ResponderExcluir
  3. PORTUGUESINHA disse...
    SABARÁ COMO ERA CONHECIDO ANTONIO FELICIANO DA COSTA,DEIXOU UM VAZIO EM NOSSA VIDA,EU O CONHECÍ COM ESSE GRANDE SORRISO QUE ESTÁ NA FOTO EM 1970 QUANDO EU ERA CRIANÇA,HOJE COM TRISTEZA E PESAR RECEBÍ A NOTÍCIA DA PARTIDA DELE PARA UM OUTRO MUNDO,ACREDITO QUE MUITO MELHOR QUE "SABARÁ" CONHECEU,VÁ COM DEUS,SEJA RECEBIDO NOS BRAÇOS DE JESUS! VOCE VAI SER LEMBRADO POR MIM COMO UM VENCEDOR!BELO HORIZONTE,WILMA DE CASSIA 31/03/2012

    ResponderExcluir
  4. O tempo passa mas as lembranças ficam, já se passaram seis anos que"Sabará"se foi,e como é triste ver que ninguém deixou uma mensagem de elogio a um grande jogador de futebol que jogou no Clube Atlético Mineiro,América mineiro entre outros times de futebol,hoje eu estava contando a meu filho como ele era divertido e sempre sorridente,e que ele gostaria do Sabará se o tivesse conhecido, peço a Deus que ele esteja nos braços de Deus.09/12/2028

    ResponderExcluir
  5. O tempo passa mas as lembranças ficam, já se passaram seis anos que"Sabará"se foi,e como é triste ver que ninguém deixou uma mensagem de elogio a um grande jogador de futebol que jogou no Clube Atlético Mineiro,América mineiro entre outros times de futebol,hoje eu estava contando a meu filho como ele era divertido e sempre sorridente,e que ele gostaria do Sabará se o tivesse conhecido, peço a Deus que ele esteja nos braços de Deus.09/12/2028

    ResponderExcluir
  6. O tempo passa mas as lembranças ficam, já se passaram seis anos que "Sabará" se foi,e como é triste ver que ninguém deixou uma mensagem de elogio a um grande jogador de futebol,eu estava contando a meu filho como ele era divertido e sempre sorridente, e que gostaria do Sabará se o tivesse conhecido,peço a Deus que ele esteja nos braços de Deus,você me conheceu quando eu ainda era criança, era humilde e um bom homem,deixou muita história e jamais será esquecido, em nossa família sempre falamos em você.Espero que outras pessoas comentem aqui sobre o Sabará!09/12/2018

    ResponderExcluir
  7. Mais um ano se passou Sabará e você teria feito aniversário dia 26 de Dezembro 2020 em plena pandemia mundial de Covid,eu estou com tantos desafios que não pude vir te homenagear e como sempre triste em ver que nenhum dos seus veio fazer o mesmo,eu fui apenas sua cunhada ainda criança e vocês se separaram,mas sou grata a Deus por cada ser que passou por minha vida e deixou algum exemplo e você deixou humildade e história no futebol mineiro. Desejo que você esteja em paz onde quer que você esteja porque o mundo está de cabeça para baixo e a saída é a volta de Jesus Cristo.07/02/2021 Deus seja com você.🙏🏻

    ResponderExcluir
  8. Sabará, mais um ano se passou e se você tivesse aqui teria feito aniversário dia 26 de Dezembro, ontem o gênio do futebol Pelé nos deixou também e o Brasil ficou mais triste e logo me lembrei de você (que se foi tão cedo)! Acredito que você esteja muito em paz com Deus porque o Brasil 🇧🇷 está sofrido e triste,e acredito que você viu a minha irmã Ilda que se foi a dois anos ao encontro de Deus e deixou um vazio grande entre nós! Segure nas mãos de Jesus Cristo e saiba que você tem netos e uma bisneta recém nascida filha do Victor Hugo! 30/12/2022 WilmaPortuguesinha sua cunhada!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo deixou um novo comentário na postagem "Antonio Feliciano da Costa, o Sabará":

    Sabará, mais um ano se passou e se você tivesse aqui teria feito aniversário dia 26 de Dezembro, ontem o gênio do futebol Pelé nos deixou também e o Brasil ficou mais triste e logo me lembrei de você (que se foi tão cedo)! Acredito que você esteja muito em paz com Deus porque o Brasil 🇧🇷 está sofrido e triste,e acredito que você viu a minha irmã Ilda que se foi a dois anos ao encontro de Deus e deixou um vazio grande entre nós! Segure nas mãos de Jesus Cristo e saiba que você tem netos e uma bisneta recém nascida filha do Victor Hugo! 30/12/2022 WilmaPortuguesinha sua cunhada!

    ResponderExcluir
  10. Dia 26/12 você faria mais um ano de vida e você se foi cedo para junto de Deus e acredito que sim,seus filhos casados,4 netos grandes já praticamente adultos, você se casou com minha irmã Lêda quando eu ainda era criança,aos 12 anos conheci a revista da Mônica porque você levava quando morei na casa de vocês para estudar no colégio Padre Lebret no bairro Floresta. Espero que você esteja nos braços do Senhor Jesus Cristo.01/01/2023

    ResponderExcluir
  11. Meu nome atual é Wilma Portuguesinha

    ResponderExcluir
  12. Meu nome atual é Wilma Portuguesinha nos comentários de Antônio Feliciano da Costa "Sabará"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...