Estas informações a seguir é o que foi registrado à mão pelo proprietário desta foto de 1929. A ASSOCIAÇÃO VARGINHENSE DE ESPORTES ATLÉTICOS - AVEA quando enfrentou o Clube Atlético Mineiro no Stadium Varginhense: Em pé: Osvaldinho, Lauro Paiva, Fausto Paiva, Nadico, Anô, Genico Pássaro, Artur Caldonazo e Chiquito da Margarida. Agachados: José Mendes, José Pompeu, José Branco e Martins Parkness.
É certo que, naquela época, em razão da vinda à Varginha dos vários times que atuaram no Stadium Varginhense, grandes festas de recepção eram realizadas. Logo na chegada da equipe visitante, uma multidão se aglomerava na estação ferroviária, com oradores, corporação musical e a ida ao hotel, onde já estavam reservados os aposentos. Esta foto abaixo, tirada no dia do jogo contra o Atlético Mineiro em 1929, Chiquito, José Mendes Fonseca e Fausto Paiva do AVEA foi colorizada, tendo ao fundo as arquibancadas do amplo e belo "Stadium Varginhense".
Em 1929, o Clube Atlético Mineiro veio para Varginha e realizou duas partidas no Stadium Varginhense que fora construído entre 1926 e 1927. Esta descoberta foi através do melhor blog para pesquisar a história do Clube Atlético Mineiro (acesse no link abaixo) através de fichas técnicas precisas e milhares de informações do famoso Galo Mineiro.
Com estas informações (escalação do time varginhense), cheguei à conclusão que o time que jogou contra o Atlético foi a Associação Varginhense de Esportes Atléticos - AVEA, mais conhecido como Varginhense na época. A comprovação foi através da história de José Branco Lemos, que veio de Caxambu em 1927 jogar pela AVEA e acabou ficando por aqui. Pai de Hermano Paiva Lemos da Eletron-Sat, foi a pessoa que me passou as informações e históricas fotos da época. Branco também foi técnico da AVEA em 1946 e Flamengo de Varginha nos anos seguintes.
Sobre esta obra - o Stadium Varginhense -, podemos citar aqui, as palavras de Ney Alvarenga do jornal “Arauto do Sul” em 17 de julho de 1928: “Varginha pode se orgulhar de possuir a melhor e mais confortável praça de esportes do Sul de Minas, quiçá do Brasil, pois a não ser os “stadiums” do Vasco da Gama, do Fluminense e do América, este último já em construção, outro qualquer não o superará, creio eu.”
Depois da inauguração, grandes jogos foram realizados no Stadium Varginhense, uma obra ousada para a época na cidade, mas que se tornou o palco de grandes festividades e confraternizações. Em uma área (hoje pode-se identificar ao avistar os galpões da antiga CBC, foi alí que estavam os três pavimentos da construção. Veja neste blog a matéria sobre o Stadium Varginhense:
Segundo as informações do blog 100anosgalo.blogspot.com, o Clube Atlético Mineiro fez uma turnê pelo interior de Minas Gerais em 1929. Jogou em Lavras dia 27 de junho (Lavras 3x6 Atlético), em Varginha dia 29 de junho (2x5) e 2 de julho (coincidentemente 2x5) e depois jogou em Três Pontas (TAC 1x2 Atlético) dia 4 de julho. Veja as fichas dos dois jogos em Varginha:
Data: 29 de junho de 1929
AVEA 2x5 Atlético Mineiro
Local: Stadium Varginhense
Árbitro: Nilo Zauli (MG)
Gols: Brant(2), Mário de Castro, Jairo e Geraldino; Paulo e Lulu.
AVEA: Dionísio; Branco e Lauro; Barroso, Soares e Chinda; Petrônio, Miguelzinho, Lulu, Paulo e Guaranésia.
Atlético: Osvaldo Perigoso; Binga e Romeu; Cordeiro, Brant e Getúlio; Dalmy, Jairo, Mário de Castro, Geraldino e Cunha. Técnico: Chico Neto
Data: 2 de julho de 1929
AVEA 2x5 Atlético Mineiro
Local: Stadium Varginhense
Árbitro: Alberto Morais (MG)
Gols: Miguelzinho e Lulu; Brant(2), Mário de Castro, Geraldino e Jairo
AVEA: Dionísio; Darrigo e Branco; Soares, Chinda e Campo Belo; Guaranésia, Lulu, Oscar, Miguelzinho e Petrônio.
Atlético: Osvaldo Perigoso; Binga e Romeu; Cordeiro, Brant e Getúlio; Dalmy, Said, Orlando Va(Geraldino), Mário de Castro (Jairo) e Cunha. Técnico: Chico Neto.
BACANA DIMAIS ESTE INTERCAMBIO DE INFS. MG TANTO CAPITAL COMO INTERIOR TEM UMA RIQUISSIMA HISTORIA E GRAÇAS A INTERNET, PODE SER ASSIM VALORIZADA E ETERNIZADA.
ResponderExcluirEdu,...