Flamengo de Varginha:
Campeão Mineiro da 2ª Divisão 1988
A série dos grandes jogos no Melão inicia-se com um dos principais já realizados por aquí. A última rodada do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão em 1988 tinha entre seus jogos o confronto que poderia dar o sonhado título ao Flamengo de Varginha. Bastava uma vitória contra o Sparta de Campo Belo. Nesta última rodada, quatro equipes buscavam as duas vagas para a primeira divisão e o Flamengo era o único que dependia de seus esforços para a classificação. O nervosismo de todos esteve presente em todos os cantos, ainda mais que o “homem da mala preta” se fez presente dando novo ânimo à equipe do Sparta, já desclassificado. Pela imprensa corria a notícia até do valor do prêmio que o time de Campo Belo ganharia para complicar as coisas para o Flamengo.Muita catimba, provocações, violência, a famosa “cera” e junto com o nervosismo dos atacantes do time varginhense bastou para que o primeiro tempo terminasse empatado sem abertura de placar. Enquanto isso, em Três Corações, jogavam AtléticoTC x Pouso Alegre. Em Araxá, o time local enfrentava o DemocrataGV.
Foi no segundo tempo que o técnico Morais resolveu alterar o time, Serginho Carrasco entrou no lugar de D´Avila aumentando a força do ataque. Bastaram 11 minutos de pressão dentro deste esquema. Careca recebeu na área e foi derrubado pelo zagueiro, o juiz marcou com muita convicção devido à clareza do lance. O spartanos, vendo que o dinheiro estava indo embora, armaram a maior confusão, tentando a anulação do penalti. Aos 16 minutos, Serginho, “o carrasco”, jogou o goleiro para um lado e a bola para o outro. Foi uma explosão geral, a torcida foi à loucura. Este era o resultado que o Flamengo precisava para subir à primeira divisão.
Em Três Corações o Atlético vencia o Pouso Alegre por 1x0 e em Araxá o Democrata perdia também por 1x0. Era tudo que a torcida queria, bastava segurar. Tivemos ainda que sofrer uma bola na trave e ver chances de gol perdidas por Paulo César e Rogério. Aos poucos, o preparo físico do adversário foi acabando e o Flamengo passou a tocar mais a bola.
Quando foi anunciado no estádio os resultados dos outros jogos, derrota do Democrata GV em Araxá 1x0 e vitória do AtléticoTC 1x0 no Pouso Alegre, a torcida começou a gritar “É campeão”. Acabava alí toda a espera de tantos anos para ver um time de Varginha disputando a 1ª divisão do futebol mineiro - a última vez foi em 1980 (por convite) e 1971 (por mérito).
Ficha técnica
Local: Estádio Municipal Pref. Dilzon Melo (Melão)
Público: 10.784 pagantes
Renda: Cz$ 5.392.000,00
Juiz: Tarciso Soares Sanches
Auxiliares: Adilson Avelar (verm.) e Eduardo Cirilo (amar.)
Gol: Serginho aos 16 minutos do 2º tempo
Flamengo: Valdair; Nilton, Barra Mansa, Fumaça e Maércio, Sales, D`Avila (Serginho), Careca, Miranda (Paulinho), Rogério e Paulo César. Técnico: Morais
Sparta: Ronaldo; Miguel, Pintinho, Mozer, Celso, Daniel e Cesário; Nicinho, Jurandir (Sidnei), Wagner e Geraldo. Técnico: Célio Lara
ESSA EPOCA ERA MUITO BOM E O SERGINHO E MEU PADRINHO EU TENHO O MAIOR ORGULHO DELE E ADOREI VER O ANTONIO SERGIO VALEU REVER ESSAS FOTOS PARABENS
ResponderExcluirgostaria de rever o golaço do sales contra o pouso alegre no primeiro jogo oficial do flamengo no melão, saudade da garra do tigre!
ResponderExcluirPena que o futebol Profissional de Campo Belo acabou, o Sparta e o Comercial faziam grandes jogos contra o flamengo,TAC de tres Pontas,o Minas de Boa Esperança.Belos Tempos !!!
ResponderExcluirEssa época o flamengo de varginha era um time muito lindo de se ver jogar...
ResponderExcluir